ProInfo Integrado - SEED - MEC
Undime / MS
Prefeitura Municipal de Jardim - Gerência de Educação
Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Rafael Mascarenhas Matos
Cursista: Elza Franco Gonçalves
“SUGESTÃO DE AULA”
Escolhi essa sugestão de aula porque é a área que realizei minha graduação.
Acho extremamente importante a leitura de bons textos, penso que enriquecem o vocabulário e o conhecimento em vários níveis. Como exemplo “A Cartomante” de Machado de Assis.
E trabalhar essas leituras é mais importante ainda, e transformá-la em peça teatral requer estudo de adaptação e pesquisas.
Interligado a isso os alunos editaram o texto pelo editor da Microsoft, o Word e pesquisaram através de hiperlinks.
O trabalho foi da professora Luciane Quintino Rebecchi, da Escola Estadual José Garcia Leal, do município de Paranaíba/MS.
Finalizando, parabenizo a mesma pela metodologia utilizada para trabalhar essa excelente obra.
A CARTOMANTE – MACHADO DE ASSIS
ADAPTAÇÃO: CONTO – TEATRO
- Transformar um conto em uma peça teatral.
- Utilizar os recursos de programas de edição e de texto como o Word para organizar a produção e revisá-la.
- Aumentar as habilidades dos alunos em pesquisar utilizando hiperlinks
DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Transformar um conto em uma peça teatral.
- Utilizar os recursos de programas de edição e de texto como o Word para organizar a produção e revisá-la.
-Aumentar as habilidades dos alunos em pesquisar utilizando hiperlinks.
- Utilizar os recursos de programas de edição e de texto como o Word para organizar a produção e revisá-la.
-Aumentar as habilidades dos alunos em pesquisar utilizando hiperlinks.
Duração das atividades
6 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conhecer as características do conto e da peça teatral
- Saber um pouco da vida e obra de Machado de Assis
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa
Discutir com os alunos um pouco sobre Machado de Assis e levá-los a ler o conto A Cartomante, no site:
http://www.releituras.com/machadodeassis_cartomante.asp, observar o foco narrativo e a personalidade do narrador. A seguir, questionar o sobre as possibilidades de transformar esse conto em uma peça teatral. Sugerir que todos releiam o texto, dessa vez já com vistas às mudanças que imaginam ser necessárias para a adaptação ao novo gênero.
2ª etapa
Pesquisar textos de teatro na internet e pedir que os alunos leiam destacando as características do gênero, como a divisão da história em cenas, as marcas que indicam as falas dos personagens e as que descrevem os cenários. Sugestões de sites:
Nenhum comentário:
Postar um comentário